quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Quebrando Paradigmas


No dia 11/08/09, o meu professor da disciplina Processos decisórios pediu que cada equipe da minha turma fizesse uma pesquisa sobre paradigmas que foram quebrados. Ontem,(13/08/09), houve à apresentação das equipes, as quais levaram diferentes exemplos de paradigmas que foram quebrados. Achei muito interessante a discussão que aconteceu na sala, só pra se ter uma idéia, as equipes falaram de paradigmas desde Copérnico(A terra não é o centro do universo) até Edir Macedo(Igreja Universal, o "santo mentiroso"), bom eu gostei tanto das discussões em sala que a partir de hoje publicarei aqui e farei um comentario sobre alguns paradigmas.
Antes de falar do paradigma de hoje, devo lembrar que os meus comentários não são de um especialista nem é de censo comum, darei uma opinião pessoal, mas baseada nos meus conhecimentos.

Para quem não sabe o que é PARADIGMAS ai vai o conceito.

Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. (Fonte: Wikipédia).

"Conjuntos de crenças ou verdades relacionadas entre si" (Fonte:possibilidades.com.br)


Agora que já sabemos o que é PARADIGMA, começarei com um Paradigma bem antigo, mas que aos poucos vem sendo quebrados.

POR QUÊ É TIDO COMO COMUM OS HOMENS SAIREM COM VÁRIAS MULHERES E FEIO PARA AS MULHERES SAIREM COM VÁRIOS HOMENS?
Esse é um Paradigma que ainda não foi quebrado totalmente, mas depois darei alguns exemplos de como esse paradigma irá cair por terra.
Bom, para saber porque isso acontece é preciso apenas saber um pouco de história, a maioria das pessoas hoje sabem que a maioria dos preconceitos que fazemos das mulheres vem da época da sociedade religiosa e patriarcal. Todo nosso machismo e preconceito é apenass uma reprodução sucessiva da sociedade machista dominante. Essa reprodução de muitos anos atrás nos guiou a essa "verdade" que não é natural. Repetiram tanto isso pra gente que é muito dificil aceitar certas coisas com ralação as mulheres. Só para dar um exemplo sobre isso, eu desafio qualquer pessoa a aceitar naturalmente que uma FILHA namore com vários homens, e que não ache natural um FILHO ficar com várias mulheres, eu desafio qualquer pessoa porque até as próprias mulheres foram educadas a acreditarem nas mesmas coisas.
Mas, como esse paradigma é uma "verdade" que vem sendo quebrado aos poucos, eu poderia citar milhares de pessoas, mas vou citar apenas duas que vem ajudando a quebrar essa coisa paragmática: IVETE SANGALO e MADONNA. Tempos atrás, acho que essas duas estariam na forca, mas hoje essas duas mulheres falam com maior naturalidade que já ficaram com vários homens e o preconceito enquanto a isso vem se desmoronando. Além delas duas, existem milhões, é só olhar para o lado, e você com certeza, conhecerá uma mulher que já ficou com vários homens e falam sobre isso com a maior naturalidade. Eu não quero com essa discussão dizer o que é certo ou errado, pois cada um elabora sua própria concepção de vida, a minha intenção é instigar uma discussão que geralmente as pessoas não conversam por medo ou por vergonha, e quer saber, isso também é um paradigma, VAMOS QUEBRÁ-LO, deixe seu comentário!

Um comentário: