quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que estamos assistindo

DESABAFAR: Do dicionário RUTH ROCHA: 1.Desagasalhar, descobrir. 2. Expor ao ar, arejar. 3.Dizer ou manifestar o que pensa. 4.Desafogar-se.

Ô palavrinha mais últil para explicar o motivo deste novo marcador. Acho que tudo o que faço ainda é muito pouco diante de tanta injustiça, enganação, alienação, humilhação que passamos.
Depois dos paradigmas que venho publicando, postarei reflexões pessoais a respeito do que vem acontecendo de rídiculo na nossa sociedade. Se essa é mais uma ferramenta que tenho, então que seja. A partir de agora irei:

Desagasalhar minhas mágoas
Descobrir minhas feridas
arejar o virus da minha ira
Falar o que penso
Desafogar o que angustia meu peito.

Para começar: TV Beneficio ou Malefício?

Existe um milhão de maneiras de manifesta-se contra as injustiças e demais coisas que citei anteriormente, mas irei utilizar essa ferramenta pra continuar minha missão, meu objetivo neste mundo. Na verdade eu queria sair por ai gritando pra todo mundo ouvir, porém iriam me chamar de louco. Se bem que neste mundo de iguais, eu prefiro ser louco, como diz RAUL: "A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal".

Queria alertar a minha população para refletir sobre alguns programas de televisão. Caramba, não páro mais de ouvir as pessoas falarem de uns tais programas da Tv Aratu e da Tv Itapoan chamados NA MIRA e SE LIGA BOCÃO. Bom, eu não costumo assistir televisão, mas pra conferir comecei a assistir estes programas pra ver o que havia de novo, já que todo mundo comentava.
Nossa! Eu sinceramente não acreditei, o que faz, quase todos os dias, as pessoas sentarem na frente da televisão para assistir isso. Deus! Lembrei-me imeditamente do poeta Castro Alves em um dos trechos de sua poesia Navio negreiro que diz: Senhor Deus dos desgraçados! Dizei-me voz, Senhor Deus, se eu deliro...ou se é verdade, tanto horror perante os céus?!
É claro que ele falava do horror da escravidão, mas eu também falo do horror televisivo que escravisa nosso povo. Meu Deus! As pessoas simplismente estão amando assistir dois programas que mostram, negros e negras de baixa renda; esquartejadas, ensanguentadas, pessoas sem cabeça, isso mesmo, sem a cabeça. Todo tipo de horror mostrando o nosso sangue na televisão. Eu tenho então me perguntado: Viramos vampiros?! Não tem outra explicação.
Esses programas mostram pessoas mortas ou violentadas de todas as maneiras, segundo o que eles mostram e dizem, essas pessoas seriam ladrões, assassinos, traficantes. Todos ou 99% são favelados*.(Uso esse termo pq dentro das comunidades Favela não é dito como pejorativo).
Longe de mim defender o crime, mas será que essas pessoas não têm familia? Mesmo se não tiverem, será que é isso que queremos ver na televisão agora? Será que as pessoas que gostam de assistir este tipo de programa, já se perguntaram; E se fosse alguém da minha familia? E mais... Por que será que só mostram os negros e pobres? Será que, por ventura, morrer um rico e branco, sendo este marginal, será que essas emissoras irião mostrar aquelas cenas horriveis desta pessoas mortas?
Meu Deus! Meus Deus! Nós gostamos de sofrer? Ainda não nos acostumamos a ter direitos depois da escravidão? Temos cede de miséria? É bom ver o sofrimento do nosso povo? Respondando-me por favor! Porque eu não consigo entender. Que povo mais alienado e desunido. Desunido mesmo! Eu já li em algum lugar, acho que na explicação do suicidio que um dos povos mais unidos que existe são os Judeus, isso devido ao Holocausto, depois disso, segundo o autor, há uma grande união deste povo hoje. E nós negros, pobres, favelados, será que os anos de escravidão não nos ensinou nada? Será que toda essa condição miserável que vivemos não nos ensinou nada? Parem pra pensar... Parou? Por que será que com os politicos corruptos fazem piadas e charges engraçadas? E com um ladrão ou traficante de favela pedem pena de morte? Nossa! Me diz quem é o pior dos dois? Se vc diz que os dois são iguais, eu digo que você estar errado! Os traficantes e ladrões são meros frutos da corrupção destes "sempre inocentes", como já dizia um trecho de uma poesia.

ASSISTAM O FILME AMISTAD!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário