quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Por que as mulheres usam brincos?


Outro dia, fui com minha filha no cinema. As vezes eu me pego olhando para ela e pensando “poxa, eu sou pai dessa menina”, sei lá, é uma sensação esquisita, como se não estivesse ainda “caído a ficha” que realmente eu sou pai. E olhe que já se vão sete anos.

Enfim, essa pequena introdução é para dizer da onde veio a idéia de escrever sobre este paradigma. Nesse meu delírio de me imaginar como pai. Eu reparei nos brincos de minha filha, daí eu comecei a refletir por que as mulheres usam brinco?

Neste momento deixei de prestar atenção no filme e me veio uma tempestade de idéias. Pensei em religião, lembrei-me dos índios, mas lembrei que os homens nas tribos também usam brinco, lembrei que li alguma coisa sobre marcar escravos, pensei também que pudesse ter vindo das deusas gregas. Enfim, das muitas suposições, sinceramente não sei de onde vem a história de mulheres usarem brinco, se bem que é bem comum homem usar brincos hoje em dia, mas ninguém coloca brinco em um guri quando ainda bebê, porém as gurias com certeza.

Pensando em bebê, imaginei que a história do brinco seria para diferenciar os bebês, já que, quando nenenzinho fica meio difícil de distinguir o sexo.

Já que preferi acreditar mais nessa lógica empírica, acabei meio que descartando a história da religião, pois acredito, que se , por ventura, Deus pedisse que mulher usasse brinco, ele teria feito as mulheres com furo nas orelhas. A não ser que essa fosse mais uma forma de castigar as mulheres por ter comido a maçã.

Apesar de gostar da idéia da DIFERENCIAÇÂO, a idéia dos escravos também me pareceu lógica. Por que? Simples. Sempre ouvir dizer que a mulher tem que ser submissa ao homem, que a mulher é um bem do homem. Percebeu? Escravo=Mulher, Escravocratas=Marido(em outros tempos). Hummmmmmmmm...acabei de perceber que não se pode descartar a religião não. Quero dizer, lá em cima eu dei um exemplo falando de Deus, mas agora me refiro a religião propriamente dita. Pq? Simples. Sociedade Patriarcal e Machista = Religião.

Se eu tivesse pensado nisso antes, acho que não deixaria furarem a orelhinha da minha filha. Coitadinha, deve ter doído.

AH! Quantas dúvidas! E você...O que pensa ou sabe disso?

Um comentário:

  1. Que texto bacana, pesquisei sobre isso no google e este blog apareceu. Tenho as orelhas alargadas e decidi não usar nada mais nas orelhas. Este é um assunto interessante, pois tem muito a ver com feminilidades. Há quem ache as mulheres menos femininas sem brinco. Que grande bobagem!

    ResponderExcluir